Realmente existem chances do Morro do Careca desmoronar?

Todo mundo em Natal sabe que um dos pontos turísticos únicos da cidade é o Morro do Careca. Durante muito tempo, ele foi o principal ponto turístico da Praia de Ponta Negra onde era possível descer nele de “esquibunda”, porém, depois de provar que isso estava acabando com a areia do morro, foi proíbido. Daí o Morro do Careca passou a ser uma atração turística de apreciação e beleza.

Contudo, mais recentemente, um vídeo mostrou que a areia do morro está caindo e sofrendo com erosão, o que então está acontecendo com o nosso querido Morro do Careca? Venha saber nesse artigo!

O que diz a prefeitura sobre o deslizamento de terra no Morro do Careca

A prefeitura está trabalhando em três intervenções de engenharia para combater a erosão na praia e proteger o morro. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, a primeira intervenção é a instalação de blocos de concreto na costa, conhecida como enrocamento.

O-que-diz-a-prefeitura-sobre-o-deslizamento-de-terra-no-Morro-do-Careca-3
Prefeito visitando as obras na Praia em Ponta Negra – Fonte/Reprodução: Prefeitura de Natal.

O objetivo é proteger a região dos efeitos do mar e dos ventos. Essa obra já está em andamento e 30% concluída, segundo a gestão municipal (dados obtidos em junho de 2023).

As duas próximas etapas devem ser realizadas simultaneamente. Elas são: drenagem e expansão de 4 km da praia, do morro até o início da Via Costeira. Com relação à expansão, Mesquita esclarece que o plano inclui a retirada de 1 milhão de m³ de areia a 8 km da costa e a distribuição em toda a área de Ponta Negra.

Ainda segundo Thiago Mesquita:

“O processo de engorda vai barrar a erosão da dinâmica do mar sobre o morro. Estamos esperando apenas a licença prévia para licitar a obra. A prefeitura já tem em conta R$ 75 milhões da Defesa Civil Nacional.”

Resta a gente ficar de olho se a prefeitura vai mesmo fazer algo para preservar nosso tesouro ambiental. Mas e a Idema? Não vai se meter nisso não?

O que diz o Idema sobre a erosão no Morro do Careca

De acordo com o Idema, a prefeitura recebeu autorização para realizar o EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente). O documento foi apresentado em 2022, porém o instituto solicitou que fossem realizados estudos adicionais.

Ou seja, de novo estamos naquela de jogar o problema um para o outro. Se o Idema REALMENTE entregou o caso em 2022, porque a prefeitura só se ligou disso agora? Uma fuleragem sem precedentes! Um bando de galado mesmo!

Ei, boy, esse h}omi venha se ligar aqui no site sobre os assuntos e cultura da nossa cidade, bora! Compartilhe com os amigos e com o bando de galado que são os seus conhecidos!

Deixe um comentário