O que de fato significa a gíria galado?

Quem nunca ouviu nas ruas “Mermão, esse homi é um galado!” ou um xingamento furtivo “Ah, seu galado!”? Essa gíria é uma das mais conhecidas e faladas em nossa capital ensolarada. “Galado” é das antiga e é mais disseminada pelo ser natalense que dá nome a esse site, o pinta natalense. Mas homi, você tá ligado de onde vem essa palavra Galado? Pois vamos descobrir aqui!

Origem da gíria Galado

Ah, a lenda conta que tudo começou na Segunda Guerra Mundial, quando os homens em traje de gala, principalmente militares, eram um verdadeiro sucesso na cidade de Natal e arredores. Imagina só, aqueles caras chiquérrimos vindo de outras partes do mundo e com uma postura toda diferente. Lógico que todo mundo ia ficar babando, né? E isso era sinônimo de status, claro.

Origem da gíria Galado
Trajes de gala dos anos 40 – Fonte/Reprodução: original.

Óbvio que o significado seria parecido com “pessoa que tem alguma importância”, você não chama de Galado alguém que nunca viu na vida, mas alguém mais pessoal. Ou seja, se formos pegar o sentido literal, “galado é alguém que se veste com roupas de gala”, por tanto, alguém importante na sociedade por ter feito algo grande ou por ter feito uma besteira.

Significado da gíria Galado

Como dito antes, você chama de Galado alguém mais próximo, amigo, um chegado, um parente até (nesse, as vezes merece os dois significados de galado).

Significado da gíria Galado
Amizade – Fonte/Reprodução: original.

Na real, Galado é uma palavra que rola solta no vocabulário natalino e se você não é da terrinha, pode até achar que é um nome de uma fruta ou comida. Mas na verdade, é uma dessas gírias que só faz sentido se você tiver o dom da interpretação.

Tipo, depende do jeito que fala, da pessoa que tá falando e da situação em que tá sendo usada. Aqui em Natal, é quase uma instituição (seguida de perto pelo “boy”), presente em todas as rodinhas de amigos. Sem contar que galado pode ser usado pra sacanear alguém (tipo, chamar de lerdo ou babaca) ou simplesmente pra apelidar mesmo.

Afinal, quem não é do Rio Grande do Norte pode associar a expressão a um sentido perjorativo (não que os potiguares também não usem né). Mas geralmente não tem nada a ver. Então, se você ouvir, não precisa rebater com pedras na mão.

Expressões que usa-se galado

Algumas das expressões que mais são ouvidas por aí com essa gíria maravilhosa:

“Ah, seu galado!”

Pinta da ZN

– Quando você quer falar com um amigo sobre algo importante.

“Ei, galado, esse homi tá ligado?”

Pinta da Vila de Ponta Negra

– Quando quer se falar algo que quer compartilhar.

“Tu é galado mermo, visse?”

Pinta do Planalto

– Quando quer dizer que a pessoa fez algo irresponsável ou algo bom.

“AH, GALADO!”

Pinta das Quintas

– Se essa frase vem seguida de um abraço ou tapão nas costas, é porque a pessoa que recebeu essa expressão fez algo muito bom. Se vem precedida de uma mãozada, é porque fez algo ruim!

“Galado, tu pensa que num tá ligado, tá ligado?”

Pinta de Neópolis

– Toma-se como um comprimento ou o inicio de uma conversa.

Enfim, se você é natalense raiz, com certeza, você já usou e já ouviu essa gíria que coroa o vocabulário local de forma foda!

3 comentários em “O que de fato significa a gíria galado?”

Deixe um comentário