Essas são as 10 gírias mais usadas em Natal

A língua portuguesa, ou melhor, brasileira é de uma riqueza sensacional, pelo sotaque você sabe logo de onde essa pessoa é nascida. É tão rica e tão difundido que cada cidade possui seus próprios maneirismo e gírias, cada região do país tem sua linguagem. Em Natal, não seria diferente. Apresentamos aqui as 10 gírias mais usadas em Natal!

10 gírias mais usadas em Natal

Pela minha própria vivência, não sou nascido mas já moro há 23 anos em Natal, ouvi essas gírias ao longo da vida por diversos núcleos familiares, de amigos e dos parêa! Vamos a lista:

Boy/Boyzinha

De longe, o mais usados por todo mundo, seja você morador de áreas mais humildes até morador de Petrópolis, vai ouvir e usar muito Boy/Boyzinha. Não se sabe quando nem como começou-se a usar, mas deve ter sido da época que os americanos viveram aqui na cidade na época da 2° Guerra Mundial.

Boy/Boyzinha
Um boy e sua boyzinha – Fonte/Reprodução: original.

Pode direcionar a homens e mulheres, e não tem idade: vai dos 0 aos 100 anos e continuar sendo chamado assim, deixando claro que não é questão de idade, mas será usado queira você ou não.

Outros significados são: par romântico, filho/filha e menino/menina.

Significado: saudação comum, banal e despretensiosa.

Galado

Já fizemos um texto todo especial para essa gíria natalense raiz, sendo considerada uma das mais marcantes pelo povo da cidade que irá ficar na sua cabeça, e você sempre irá perguntar se está sendo algo bom ou não, dependerá da entonação que for usada.

Significado: pode ser “colega”, “amigo” ou pode ser “safado”, “lesado” e uma expressão de espanto.

Esse hômi/Sihômi

Uma das mais usadas por todo mundo junto com Boy, tendo até variação para o feminino como “essa homi”, não se explica muito sobre essa gíria, mas sabemos que pode ir diminuindo de acordo com a empolgação de quem fala, com o “esse” se transformando em um tipo de “som de s”, ou seja, algo como “Sssshômi”.

Significado: Usado nos inícios de frases de saudação, combina com “boy” e até com “galado”.

Caxa Bozó/Caxa Prego

Ambas usadas com o mesmo significado e da mesma forma: dizer que um lugar é muito longe. Usada mais antigamente, inicio dos anos 2000, hoje eu ouço muito pouco mas ainda vive e está aí, basta abrir bem os ouvidos.

Caxa Bozó/Caxa Prego
Lá bem longe – Fonte/Reprodução: original.

Significado: lugar longe, do outro lado da cidade.

Xexar

Xexar é uma gíria que é um verbo: eu xexo, tu xexas, eles xexam. Também pode ser usado como adjetivo de um objeto que foi conseguido de forma diferente, ou seja, foi pego emprestado e nunca mais devolvido, o objeto então foi “xexado”.

Significado: ato de pegar algo sem o consentimento do dono.

De rocha!

Essa gíria se parece mais com seu sentido literal: quando respondemos uma indagação sobre algo que iremos fazer, ou algo que é pedido, com a expressão “de rocha”, significa que a pessoa está disposta a fazer aquilo. Por exemplo, “Boy, bora amanhã no Alecrim comprar umas coisas pra minha boyzinha?” Se a pessoa responder “De rocha, boy!” Então ela está disposta e consente em ir com o amigo. “De rocha” também pode ser afirmativa caso seja usada para confirmar um fato.

Significado: um tipo de afirmação concreta.

Parêa

Muito parecida com galado, mas normalmente é usada com sentido positivo, ou seja, se você chama alguém de parêa, tanto homem como mulher, essa pessoa é muito próxima a você.

Parêa
Parêa sinônimo de amizade – Fonte/Reprodução: original.

Não se usa com qualquer um, afinal, parêa é uma pessoa querida que está com você em várias situações. Usada também em uma expressão “Tem parêa não!” que significa “Não tem ninguém como você!”.

Significado: pessoa leal e amistosa.

Resenha

Usado em outros lugares mas que em Natal tem mais significado do que “uma festa” ou coisa do tipo. Por aqui, adotamos como qualquer situação que ocorreu de forma inesperada na sua vida. Também pode ser um adjetivo em “Esse homi é mó resenha, homi!”, o que diz que a pessoa é divertida e espontânea.

Significado: situação ou pessoa inesperada, inconstante e espontânea.

Vai se réar!

Um xingamento leve porém pode atingira em cheio a pessoa que você não gosta. Mais comumente usada em situações raivosas, “vai se réar” deriva de “vá se lascar!” usada mais para o interior do estado.

Significado: xingamento mandando a pessoa cometer auto felação.

Vou chegar!

Uma das mais enigmáticas gírias pelo simples fato de significar exatamente o contrário! Isso mesmo! “Vou chegar” é dito quando a pessoa está indo embora. O porque disso, não se sabe, mas foi largamente usada no inicio dos anos 2000 por jovens de várias idades. Sempre entendida e de forma calorosa, uma despedida precedida de um aperto de mãos ou abraço.

Significado: expressão de despedida.

E é isso, leitores e leitoras e quem quiser ler, se tiver alguma gíria que não coloquei, nos indiquem mais que faremos a parte 2!

1 comentário em “Essas são as 10 gírias mais usadas em Natal”

Deixe um comentário